Se você pretende abrir uma Agência de Marketing Digital, pode ser que esteja com diversas dúvidas, ou ainda não tenha clareza com relação às etapas necessárias para a abertura de seu negócio.

Pode ser que você tenha conhecimentos para atuar no marketing digital, mas esteja perdido com relação a como começar a oferecer seus serviços através de um negócio próprio.
Se esse for o caso, esse artigo foi feito para você.
Preparamos 07 dicas para você que pretende saber Como Começar uma Agência de Marketing Digital.

Pretendemos que com essas dicas, você consiga dedicar um tempo refletindo sobre os pontos que envolvem o processo de abertura de um negócio, a fim de decidir se, para você, realmente vale a pena abrir uma agência.

Seguindo essas orientações e aplicando essas etapas de forma concreta, esperamos que seu negócio comece com um planejamento sólido, havendo assim maiores chances de sucesso.

Então, confira 07 Dicas Importantes para quem quer abrir uma Agência de Marketing Digital.

1. Aposte na Visibilidade

Por se tratar de uma Agência de Marketing Digital, essa primeira dica pode ser óbvia, mas é importante relembrar.

Muitas vezes esquecemos alguns detalhes ou negligenciamos algumas ações imprescindíveis para dar visibilidade ao nosso negócio.

Para começar, crie o perfil de sua agência no Google Meu Negócio e preencha todas as informações.

Crie um site e aposte em landing pages. Você pode compartilhar conteúdo e otimizar seu site com SEO.

Esteja presente e atuante nas redes sociais respondendo sua audiência e manifestando sempre o seu interesse nas opiniões, comentários e sugestões de seus clientes.

Essas ações podem demandar tempo, mas são essenciais para atrair e manter clientes no seu negócio.

2. Estude Muito e Sempre

Todas as áreas do conhecimento estão sempre em constante transformação, mas no caso do ambiente digital isso ocorre em uma velocidade muito maior.

Daqui a pouco surge uma plataforma nova, um recurso extra no Facebook, um novo algoritmo no Instagram.

Por isso é necessário se manter sempre atento e estar sempre em processo de reciclagem.

Dessa forma você consegue sair na frente, oferecendo sempre um diferencial para as estratégias de marketing digital dos seus clientes.

Para começar, estude um pouco do  Marketing Tradicional. Ele é importante para oferecer bases sólidas de conhecimento que são transpostas ao ambiente digital.

Além disso, conhecimentos extracurriculares também são interessantes para seu trabalho no marketing digital.

Estudar um pouco de administração e finanças te dará as ferramentas para administrar o seu negócio. Estudar teatro, por exemplo, pode te ajudar na sua comunicação e isso pode contribuir para fechar um negócio com seu cliente.

Ou seja, todo conhecimento que você já adquiriu pode ser aproveitado, e ser um estudante constante é um pré-requisito para o sucesso profissional.

3. Seja um Especialista

Vamos afinar a dica anterior com essa nova informação.
É sempre importante estudar de tudo um pouco, mas o seu diferencial em qualquer negócio será o assunto no qual você é especialista.

Quando você entende muito sobre uma determinada área ou se torna expert em algum recurso ou ferramenta, você passa a ser visto como autoridade e isso atrai visibilidade ao seu negócio, conferindo maior credibilidade ao seu serviço.

Você pode transformar sua agência de Marketing Digital em uma empresa especialista em uma determinada área do Marketing Digital.

Aqui também entra a questão do nicho. Essa determinação pode ser muito atraente para um público específico.

• Quais nichos devo escolher ao abrir minha agência de marketing digital?

Além de poder se tornar especialista em uma ferramenta como, por exemplo, Instagram, você pode determinar um Nicho.

Se você tem muita familiaridade com esporte, por exemplo, pode oferecer o serviço para gerenciar as redes sociais de atletas, times e equipes esportivas.

Muitas agências, com profissionais familiarizados com a área da saúde, atendem apenas consultórios e clínicas médicas.

Assim, você também se torna especialista em um determinado nicho.

4. Investimento Inicial no seu Negócio

Essa é uma dica bem prática sobre algo que você realmente deverá dedicar um tempo para analisar e traçar algumas definições.

A localização do seu trabalho deve ser uma das determinações que você deve fazer.

Você pode atuar em uma agência Home Office, nesse caso, com custo mais baixo para investimento inicial, já que você utiliza os recursos da sua própria casa.

Outra alternativa é estar em um espaço Coworking, que pode ser interessante para quando precisar realizar reuniões presenciais e até mesmo para ampliar sua rede de contatos.

Para quem tem uma verba para investir, pode alugar uma sala comercial. Nesse caso é bom ficar atento à localização dos comércios que ficam na proximidade.

Custos tributários e exigências fiscais são outros pontos relevantes para o investimento inicial do seu negócio.

Você pode se perguntar: vale mais a pena a CLT ou abrir minha própria agência?

A princípio, não existe uma regra na Consolidação das Leis do Trabalho proibindo um empregado de abrir uma empresa. O que você deve considerar é que os horários de trabalho não podem chocar.

Além disso, se seu trabalho é em uma agência, provavelmente o patrão não vai querer um concorrente trabalhando para ele.

Outros investimentos que podem estar nessa conta são as Licenças e Softwares se julgar necessário, além de mobiliário como mesa e cadeira, caso você precise investir nisso.
Vale a pena levantar os custos e analisar os prós e contras de se abrir uma agência de Marketing Digital, e principalmente, verificar se você tem o perfil de empreendedor.
Se esse for o caso, provavelmente abrir seu próprio negócio, embora trabalhoso, será muito mais vantajoso, especialmente à médio e longo prazo.

5. Investimento em Ferramentas

Vamos afinar a dica anterior com essa nova informação.

É sempre importante estudar de tudo um pouco, mas o seu diferencial em qualquer negócio será o assunto no qual você é especialista.

Quando você entende muito sobre uma determinada área ou se torna expert em algum recurso ou ferramenta, você passa a ser visto como autoridade e isso atrai visibilidade ao seu negócio, conferindo maior credibilidade ao seu serviço.

Você pode transformar sua agência de Marketing Digital em uma empresa especialista em uma determinada área do Marketing Digital.
Aqui também entra a questão do nicho. Essa determinação pode ser muito atraente para um público específico.

6. Serviços Oferecidos e Contratação de Profissionais

Defina quais serviços sua Agência de Marketing Digital vai oferecer, se você vai realizar esses serviços e quais deles serão realizados por outros profissionais.

Esses profissionais terceirizados podem ser freelancers ou contratados, e essa é outra informação que você precisará definir.

Entre as etapas e serviços referentes às agências de marketing digital, temos:

  • Estratégia de Marketing Digital: O estrategista trabalha no planejamento e elaboração de campanhas.
  • Produção de Conteúdo: O produtor de conteúdo escreve textos para blogs e redes sociais a fim de atrair o público. Também cria artes para posts, podendo ser um redator ou um designer.
  • Gestão de Redes Sociais: O Gerenciador ou Gestor de Redes Sociais administra as redes sociais de empresas com posts, conteúdos, interação e análise de métricas.
  • Criação de Anúncios e Links Patrocinados: O criador de anúncios sabe trabalhar com o Google Adwords e Facebook Ads. São profissionais com um conhecimento específico nessa área.
  • Criação de Email Marketing:É o profissional que criará e divulgará as campanhas através do e-mail marketing.

Atente-se à esses serviços para saber quais deles sua agência irá oferecer e como você irá realizá-los.

7. Escute seu Cliente

Antes de oferecer sua tabela de preços e serviços, escute seu cliente.

Ele vai te contar sobre a empresa dele, e você vai entender qual serviço ele precisa, bem como quanto ele pode investir.

É importante ter uma tabela de custos, a fim de mensurar inclusive o quanto você se pagará por hora trabalhada.

Mas como você está começando e ainda construindo a sua clientela, é importante abrir espaço para adaptações.

Além disso, quando você oferece esse espaço para o cliente se abrir, você já conquista de cara a empatia dele.

Assim você consegue também explicar como funciona o trabalho de uma agência de marketing digital e fazer o cliente entender o que você pode oferecer para ele, de acordo com as necessidades e investimento dele naquele momento.

Assim o atendimento fica mais humanizado e com mais chances de fechar o negócio.

Crie uma tabela inicial personalizada para os primeiros serviços a cada cliente e mostre os resultados disso.

Dessa forma você vai gerando confiança e ampliando as ações de marketing em paralelo ao crescimento do seu cliente.

Sua agência, é claro, cresce junto com ele.

Conclusão

agência de marketing digital

Como vimos, abrir uma Agência de Marketing Digital não é uma tarefa simples. Também não é um bicho de sete cabeças.

É algo trabalhoso, mas que fará diferença no profissionalismo de seu negócio.

Visibilidade da agência, planejamento de custos, procedimentos legais, definição de serviços e forma de atender o cliente são, em resumo, as principais atribuições iniciais para quem pretende abrir uma Agência de Marketing Digital.

Dedique um tempo à essas etapas, antes de abrir seu negócio. Se já está em funcionamento, analise essas dicas de forma a reavaliar quais tópicos podem ser revistos para melhorar seu negócio.

Espero que tenha gostado das dicas e que as aplique para o sucesso de sua Agência de Marketing Digital.

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